Mutirão recolhe mais de 1 tonelada de lixo eletrônico em Monte Alto
Monte Alto Agora
Clube FM05/04/2013 - 14:27
Mutirão recolhe mais de 1 tonelada de lixo eletrônico em Monte Alto
Equipe da LED Reciclagem trabalha nos materiais recolhidos

Um mutirão realizado entre o final de fevereiro e o começo de março recolheu mais de 1 tonelada de lixo eletrônico de residências e estabelecimentos comerciais de Monte Alto. Todas as escolas municipais (e as particulares COC Deodoro, Prof.ª Maria Eugênia e Visão-Anglo) foram pontos de coleta de todo tipo de produto eletrônico, como computador, telefone celular, notebook, câmera digital e aparelho de MP3, que não podem ser reaproveitados e devem ter destinação correta.

A empresa LED Reciclagem fez a retirada deste material, certificando a seguir suaa destinação correta. “Em breve, faremos mais um mutirão e pretendemos maior adesão para oferecermos mais pontos de entrega voluntária. É importante darmos a destinação correta para estes materiais, que, muitas vezes, são descartados a céu aberto. Sem os cuidados necessários, eles podem contaminar o solo e a água e causar diversos males à saúde dos seres humanos e ao meio ambiente”, frisou João Paulo Rodrigues, secretário de Agricultura e Meio Ambiente do município.

Sobre o problema
O lixo eletrônico cresce três vezes mais que lixo convencional e, segundo a ONU, a situação é mais preocupante nos países emergentes. O problema é que a maior parte desses resíduos não tem ainda destinação adequada. Um risco para o meio ambiente e à saúde.

O perigo do lixo eletrônico deriva de ingredientes como chumbo, mercúrio, arsênico, cádmio, bário, cromo, níquel e zinco, entre outros. Quando esses elementos estão protegidos no interior dos equipamentos, o perigo do lixo eletrônico não é tão iminente. Mas podem acontecer problemas quando os aparelhos se quebram (intencional ou acidentalmente). Eles podem vazar e contaminar o ambiente que os cerca, quer se trate de um aterro sanitário ou das ruas de um bairro residencial. Com o tempo, os produtos químicos tóxicos e o lixo eletrônico de um aterro sanitário podem contaminar o solo (possivelmente chegando ao lençol freático) ou a atmosfera, afetando a saúde da população.

* Informações e foto: Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Monte Alto

 



Monte Alto Agora
Compartilhe
Share
Monte Alto Agora



Voltar
Monte Alto Agora
Monte Alto AgoraComente esta notícia
Seu Nome: Seu e-mail (opcional):
Comentário:  
Enviar dadosCarregando
Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluidos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.

Nenhum comentário para esta notícia ainda. Seja o primeiro a comentar!
Últimas notícias


Monte Alto Agora  Tel.: (16) 3241-3959/ 9994-1303 Monte Alto Agora contato@montealtoagora.com.br Siga Monte Alto Agora no TwitterVeja nossa página o Facebook Página inicial | Quem somos | Anuncie | Contato
É proibida a reprodução do conteúdo dessa página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso sem autorização escrita DOS ADMINISTRADORES DO PORTAL DE NOTÍCIAS Monte Alto Agora © 2014   site: an|design