Polícia investiga suposto crime ambiental da Sabesp
Monte Alto Agora
Clube FM19/04/2013 - 16:02
Polícia investiga suposto crime ambiental da Sabesp
Caminhão descarrega material em rede de esgoto de Monte Alto

A Vigilância Sanitária e Epidemiológica de Monte Alto registrou, nas Polícias Civil e Militar, um boletim de ocorrência sobre averiguação de suposto crime ambiental de autoria da Sabesp.

A VISA-E foi informada que um caminhão tanque estava depositando "chorume" das cidades de Bauru e Catanduva na rede de esgoto de Monte Alto, perto da esquina das ruas João Coelho e Marcos Salvador, no bairro Jardim Paraíso, na tarde desta quinta-feira, 18. A VISA-E relatou que foram descarregados 64 mil litros do material. Um funcionário da Sabesp de Monte Alto acompanhava o depósito do "chorume".

De acordo com o autor da ocorrência, a intenção é saber se a ação é legal e analisar possível dano ambiental. O líquido foi apreendido para análise e a Polícia Civil vai investigar a denúncia.

O gerente da Sabesp de Monte Alto, Alípio de Almeida, se disse surpreso com o registro da ocorrência, pois a prática, que ele alega ser legal, ocorre há cerca de dois anos. "Recebemos o chorume frequentemente, e ele é depositado na rede coletora de esgoto sempre no mesmo local, por isso não entendi a polêmica que se criou", comentou. "Acredito que nosso funcionário não soube explicar com precisão o que estava acontecendo", completou Alípio.

Ainda segundo o gerente da Sabesp, o "chorume" que veio para Monte Alto é levado para as estações de tratamento da empresa, onde é tratado e devolvido à natureza, em um processo que elimina qualquer possibilidade de contaminação ou dano ao meio ambiente.

O líquido
O chorume é uma substância líquida que surge com o apodrecimento de matérias orgânicas, como o lixo doméstico. É viscoso e possui cheiro muito forte. Caso não receba tratamento adequado, pode atingir lençóis freáticos, rios e córregos, levando à contaminação dos recursos hídricos e colocando em risco a saúde de animais e humanos.



Monte Alto Agora
Compartilhe
Share
Monte Alto Agora



Voltar
Monte Alto Agora
Monte Alto AgoraComente esta notícia
Seu Nome: Seu e-mail (opcional):
Comentário:  
Enviar dadosCarregando
Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluidos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.

Comentários
Monte Alto Agora
Clayton H. de Almeida
Precisa-se conhecer também os níveis de alguns contaminantes do chorume que é característico do local. Bauru tem um epsódio de contaminação do solo por pmetal pesado Chumbo, resultado de um passivo industrial. Tais contaminantes não são removidos com facilidade por tratamento convencional. A pergunta é: Conhece-se as características químicas do chorume para ter a segurança de descarte na cidade? Qual o resultado de análise do material baseado na NBR 10.004?
26/04/2013
Monte Alto Agora
Luiz Antonio Guimarães
De fato trazer chorume de outra cidade para nosso tratamento de esgoto não tem qualquer problema. Estranho é Bauru pagar este transporte quando o normal seria devolvê-lo no próprio aterro sanitário. Bauru comemorou em sua imprensa que teria ficado livre do resíduo do tratamento de esgoto. Material altamente contaminante, pois traz com ele bactéria de muitas doenças, algumas sem tratamento conhecido. Alerta Monte Alto Agora!! "Quem gosta de Monte Alto trz flores. Quem não gosta traz m....!" Obs.: Se as flores forem brancas leve para o Mausoléu da Menina Izildinha
24/04/2013
Monte Alto Agora
Moacir
É bruto!!!!
22/04/2013
Monte Alto Agora
adriano
Caldo que sai do saco de lixo. Quando você tira o saquinho de lixo do recipiente onde o mesmo fica e deixando uma "aguinha verde" no fundo. Ou quando o caminhão de lixo dá aquela compactada no dejetos domiciliares, liberando um liquido de grande odor. Esse líquido é o chorume. Também conhecido como líquido percolado ou lixiviado. O teor de umidade, que expressa a quantidade de água contida na massa de resíduo, é a principal causa da formação deste líquido. Essa água tenderá a solulibilizar substâncias presentes nos resíduos sólidos, principalmente aqueles de composição orgânica, dando origem a uma mistura líquida complexa com composição química bastante variável O chorume era inicialmente apenas a substância gordurosa expelida pelo tecido adiposo da banha de um animal. Posteriormente, o significado da palavra foi ampliado e passou a significar o líquido poluente, de cor escura e odor nauseante, originado de processos biológicos, químicos e físicos da decomposição de resíduos orgânicos.
21/04/2013
Monte Alto Agora
Moralizador
Quero verem se explicar ao Promotor do Meio Ambiente agora.
19/04/2013
Monte Alto Agora
Francielle
Nos últimos dias logo pela manhã qdo, estava indo trabalhar via constantemente esse caminhão descarregando tal "produto", e sempre acompanhado por um funcionário da Sabesp.
19/04/2013
Monte Alto Agora
Últimas notícias


Monte Alto Agora  Tel.: (16) 3241-3959/ 9994-1303 Monte Alto Agora contato@montealtoagora.com.br Siga Monte Alto Agora no TwitterVeja nossa página o Facebook Página inicial | Quem somos | Anuncie | Contato
É proibida a reprodução do conteúdo dessa página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso sem autorização escrita DOS ADMINISTRADORES DO PORTAL DE NOTÍCIAS Monte Alto Agora © 2017   site: an|design